BOBBY BAQ
SINTO MUITO por ser de poucas palavras
29 anos, Paulistano.
Poeta, roteirista, dramaturgo e arte educador.
escreveu os livros: "NÓDOA" & "NÉBULA", "suspensivos", "Eu findo mundo" e "O ano em que as coisas falaram- 365 microcontos".
Publicado nas antologias: “Tente entender o que tento dizer: poesia + hiv / aids" (2018), “Tudo o que não foi” (2014) e “Granja” (2012).
Desenvolveu os experimento cênico "PARTIR - work in progress" com a bailarina Valeria Primost (AR) e "CORPOEMA" com a atriz Thereza Helena (MT) misturando as linguagens de dança, poesia oral e performance.
Ministra a oficina de poesia "POESILÊNCIO", de "roteiro audiovisual" e laboratório de letras para canção.
Com Laura Wrona ministra a oficina "colagem no papel, na poesia e na música" e performa a intervenção-interativa "A palavra quer voar", com pedais de loop.
Orientador de dramaturgia no “Projeto Espetáculo" das Fábricas de Cultura desde 2018.
Dramaturgo do espetáculo "Vento" da cia. Solas de Vento (2018)
Autor revelação convidado para a mesa "páginas anônimas: A literatura que o Brasil produz e você não conhece" na 24º BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO 2016, mediada por Edney Silvestre.
Campeinho do "menor slam do mundo- 2013" e por isso finalista no "slam SP- 2013".
Formado em Comunicação Social e pós-graduado em roteiro pela Escola Superior de Artes Célia Helena e em arte educação pelas universidade Anhaguera.
↑ Participação no programa "manos e minas" da TV Cultura, 2017.
← PARTIR- work in progress: realizada através do projeto de residência artística “PUENTES|PONTES” em parceria com a bailarina argentina Valeria Primost através do Fondo Nacional de las Artes e POIESIS na Oficina cultural Oswald de Andrade (2014).
← A PALAVRA QUER VOAR
Performance interativa (junto com a cantora e artista plástica Laura Wrona) que
parte da poesia falada rumo à experimentação rítmica através do uso de pedais de loops. O recurso permite a exploração das potencialidades de composição a partir de poemas selecionados pelos artistas, seja pelos sentidos contidos no texto e/ou pela experimentação da voz como instrumento criativo.
A apresentação já passou pelo Sesc Pq. Dom Pedro II dentro do festival FestA! em março de 2019. Veja aqui.
← Performer-poeta-criador da intervenção “ecos das juventudes” desenvolvido para a inauguração do SESC Avenida Paulista junto com Luiza Romão e Triz Rutzats. Direção: Aline Filócomo e Fernanda Stefanski . (2018)
↑ 24º BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO, Mesa "páginas anônimas, a literatura que o Brasil produz e você não conhece". (2016)
Participação no Debate Literário do E.l.A- Primeiro Encontro literário de Araras. (2016) ↓
Homenagem de Bobby Baq e Thereza Helena ao escritor Mato-Grossense Silva Freire, realizado a convite do SESC Arsenal dentro das programações "over12" e "setembro Freire" (Cuiabá 2015). ↓
Participação no "I festival de poesia da cidade de São Paulo". -Menção honrosa.
Dramaturgo do espetáculo de circo-teatro "VENTO" da Cia. Solas de Vento (2018)